Inverno começa 6.a feira e deve reduzir temperaturas que estão acima da média

Frio vai se intensificar entre julho e agosto, segundo institutos de meteorologia (FOTO: Reprodução web)

O inverno terá início na próxima 6.a feira 21, com previsão para reduzir as temperaturas que, ultimamente, estão se mantendo acima da média para essa época do ano. Os institutos de meteorologia indicam que a massa de ar seco sobre o Brasil deve se estender até os últimos dias do outono, mantendo assim o fenômeno conhecido como veranico. Mas isso deve mudar com a transição para o inverno.

A primeira previsão é de que por volta do dia 23, no fim de semana, portanto, as temperaturas já fiquem mais baixas do que nos últimos dias. Mas apesar dessa expectativa de alguns dias menos quentes logo na chegada do inverno, isso não deverá ser indicativo de que períodos de frio intenso sejam padrão para a estação neste ano.

Os meteorologistas estão apostando muito mais num equilíbrio entre frio e calor do que em frio extremo, e acreditam que a tendência será de mais dias com temperaturas mais altas do que o normal para o inverno. Ainda assim, porém, haverá períodos de bastante frio ao longo da estação, inclusive de frio mais intenso do que no ano passado.

A quantidade de massas de ar frio começará a aumentar gradualmente a partir de julho e agosto, tornando o frio mais perceptível para todos, segundo os institutos. Essa mudança nas temperaturas ficará mais evidente nesses meses, quando os meteorologistas estão prevendo as marcas mais extremas deste inverno.

HORAH – Informação é tudo