JAÚ, BAURU E MARÍLIA REGISTRAM AS MENORES TEMPERATURAS COM NOVA FRENTE FRIA – VEM FRIO INTENSO

Segundo o Ipmet de Bauru, as temperaturas que caíram bastante nesta manhã, terão seu pico de mínimas nesta terça-feira (20). (Foto: Divulgação)

As cidades da região receberam neste começo de semana mais uma frente fria. A segunda onda de frio intenso que aconteceu no fim do mês passado. Nesta manhã de segunda-feira (19), Jaú registrou muito frio e as baixas temperaturas apareceram também, especialmente na zona rural. Os termômetros registraram 4 graus.

Em Bauru a menor temperatura do ano foi registrada nesta segunda-feira, quando os termômetros do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Unesp marcaram 3°C às 7h05.

Segundo o Ipmet de Bauru, as temperaturas que caíram bastante nesta manhã, terão seu pico de mínimas nesta terça-feira (20). Segundo o órgão, uma massa de ar frio vai avançar em todo o território paulista e provocar frio intenso de segunda (19) a quarta-feira (21).

A previsão é que até Marília registre temperaturas menores de 6ºC. Já em Bauru, os termômetros podem variar de 6ºC a 10ºC nesta semana.

Explicação

A massa de ar frio que provocou a queda das temperaturas começou a ser sentido no fim da tarde de domingo (18), e conseguiu passar pela Cordilheira dos Andes, atingindo a Argentina no sábado (17) e no Rio Grande do Sul, também neste domingo, quando começou a alterar as condições no interior paulista.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, a sensação térmica pode ser ainda mais baixa dependendo da região. Por isso, é necessário atenção às pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e em situação de rua.

Temperaturas mais baixas na região

Em Assis, os termômetros marcaram -1°C às 7h, segundo dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro).

Em Pedrinhas Paulista, Santa Cruz do Rio Pardo e Tarumã, a temperatura ficou na casa do 0°C. Houve registro de geada, principalmente na zona rural. Em Ourinhos, a temperatura chegou a 1,1°C às 8h.