JAÚ SE MOBILIZA PARA SAIR DA FASE VERMELHA DO PLANO SP

Montagem das estruturas do Hospital de Campanha já teve início em Jaú e a previsão de conclusão é até a metade deste mês.

Para aumentar a oferta de leitos de atendimento Covid-19 e conseguir escapar da incômoda fase Vermelha do Plano SP, Jaú busca parceria com a Prefeitura de Araraquara, aposta na instalação em tempo recorde do hospital de campanha do Amaral Carvalho e tenta novas vagas de UTI com o Governo do Estado.

Nesta 2ª feira (1), o Amaral iniciou a montagem da estrutura para leitos de Covid em um dos pavilhões da Unidade “Ana Maria França Ferraz”, rodovia Jaú-Bauru, onde irá funcionar o Hospital de Campanha.  Os materiais para montagem chegaram pela manhã, e a previsão de conclusão é até a metade deste mês.

Na área externa, funcionários da unidade já abriram espaço para instalação da base para o reservatório de oxigênio. Também foram iniciadas obras nos banheiros e para adequação do serviço de esgoto.  “A cada dia, algo estará diferente aqui. Temos muito a fazer, mas estamos trabalhando com muito empenho para inaugurar o mais rápido possível o Centro de Combate à COVID-19”, comenta o primeiro-tesoureiro do HAC, Vitorio Munerato Neto.

Ao todo, serão 35 leitos de enfermarias e quatro para tratamento semi-intensivo. No espaço, também serão realizados exames laboratoriais e de imagem, além de haver refeitório e áreas de descanso para as equipes. O atendimento na Unidade “Ana Ferraz” será por meio da Central de Regulação de Vagas (Cross) e não terá serviço de pronto atendimento, uma vez que o objetivo é desafogar os hospitais da região, que estão superlotados.

Empenho político

Na sexta-feira, 29, após se reunirem com vereadores e representantes do comércio, prestadores de serviços e igrejas, o prefeito Ivan Cassaro (PSD) e o vice Tuco Bauab (PL) saíram em busca de alternativas para amenizar os impactos financeiros da pandemia em Jaú.

Ivan foi até Araraquara e se encontrou com o prefeito de lá, Edinho Silva (PT), para tratar de possível parceria para custeio de leitos hospitalares destinados a pacientes com coronavírus. Bauab, por sua vez, na companhia do secretário de Saúde, Rodrigo Brandão, foi até a Capital para audiência com o secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Marco Vinholi. Saíram de lá com a garantia do secretário estadual de que Jaú receberá um número maior de doses de vacinas, bem como serão liberados recursos financeiros para custeio dos novos leitos Covid do Hospital de Campanha. “Estamos confiantes de que, o mais rápido possível, teremos os recursos para salvar vidas e retomar as atividades econômicas em nosso Município”, afirmou o vice-prefeito de Jaú.

Na sexta, 29, o prefeito Ivan Cassaro foi até Araraquara para tratar com o prefeito Edinho Silva de possível parceria para custeio de leitos hospitalares destinados a pacientes com coronavírus (FOTO: Divulgação)