Jefferson Vieira (PL) e Tito Coló (União) lideram as chapas 1 e 2, respectivamente, na disputa pela presidência da Câmara Municipal de Jaú para o biênio 2025/2026. A eleição acontece na manhã desta 4.a feira, dia 1.o de janeiro, logo após a posse dos eleitos. Os dois são da base aliada ao prefeito Ivan Cassaro (PSD), mas Jefferson acabou ganhando o apoio oficial.
“O prefeito não ia se envolver, mas ele pendeu mais pelo lado do Jefferson”, confirmou o próprio Tito Colo em entrevista à TV Câmara nesta manhã. “Ele não é obrigado a ficar com quem ele acha que se uniu à oposição. Pelo contrário, a oposição que se uniu a mim”. Tito disse que a candidatura dele é pela defesa “do fim do ranço” político na cidade e da tese de que “para a situação tudo, para a oposição, nada”.
Aliados do prefeito ouvidos pelo HORAH ontem e hoje acreditam que a disputa está empatada em 8 a 8 e que o desempate virá na última hora. O presidente até ontem, Maurílio Moretti (PSD), ameaçava abster-se de votar, o que é outro componente que pode repercutir no resultado final da votação. Por isso as apostas são em 9 a 8, em condições normais, e 9 a 7, se tiver abstenção.
Primeiro acontece a sessão de posse dos 17 vereadores eleitos, da vice-prefeita Juliana Fabre e do prefeito reeleito Ivan Cassaro. O vereador mais votado, no caso Tito Coló, escolhe uma Mesa Diretora provisória para conduzir os trabalhos. Após a posse, começa a eleição do novo presidente. Cada vereador será sorteado e pronunciará o voto no microfone da Câmara: se chapa 1, chapa 2 ou abstenção. Se tiver empate, repete-se o processo; se persistir o empate, ganha a chapa cujo candidato a presidente tiver mais idade – no caso, Tito.
HORAH – Informação é tudo