Jogo duro – GAZZETTA RESTRINGIRÁ VENDA DE ALCOÓLICOS; CONSUMO EM PÚBLICO SERÁ PROIBIDO

Decreto de Gazzetta sai neste sábado (27), após rebaixamento de Bauru no Plano SP (FOTO: Reprodução JCNet)

Bauru foi enquadrada na Fase ‘Vermelha’ da flexibilização; novo decreto entra em vigor na 3ª feira

Rebaixada à Fase 1 ‘Vermelha’, a mais restritiva do plano de retomada da economia no Estado, Bauru vai aderir às regras na próxima semana. O prefeito Gazzetta já anunciou inclusive uma lei seca proibindo a venda de bebidas alcoólicas das 23h às 5h, diariamente, para reduzir o número de pessoas nas ruas, bem como o consumo em áreas públicas a qualquer hora. Novo decreto municipal é esperado para este sábado (27), para valer da 3ª feira (30) até dia 14/7.

Gazzetta acredita que na próxima 6ª feira, quando haverá nova reclassificação do Plano SP, o Estado possa melhorar a posição da cidade e região, que, segundo ele, “entraram na Fase Vermelha por uma diferença pequena, então a chance de voltar ao Laranja é boa”. Essa Fase 1 proíbe abertura do comércio, salões de beleza, restaurantes; só serviços essenciais, como supermercados, farmácias, açougues e padarias podem funcionar.

O desrespeito à proibição do consumo de alcoólicos em locais públicos será punido “inclusive com multa”. Gazzetta disse que só em casa as pessoas poderão ingerir bebidas alcoólicas, “para evitar aglomerações”. A compra desses produtos ficará proibida das 23h às 5h, inclusive pelos sistemas drive-thru e delivery. Supermercados poderão ficar abertos 24h/dia, mas terão de respeitar essa regra e não vender bebidas no período pré-estabelecido.

As lojas do comércio e shoppings terão de fechar para atendimento ao público, como foi feito nos primeiros 60 dias da quarentena do coronavírus. Na 2ª feira ainda poderão abrir, mas só para que os comerciantes possam se adequar à nova rotina. Da 3ª em diante, vendas serão permitidas só no delivery ou para retirada no balcão, sem entrada no estabelecimento. Gazzetta também permitirá que salões e barbearias funcionem, mas apenas em domicílio; academias ficarão fechadas.

HORAH – Você bem informado