Jornalista denuncia à polícia postagens criminosas para intimidá-lo

(ARTE: Marília Notícia/Reprodução)

Postagens criminosas nas redes sociais de áudios que supostamente teriam ‘vazado’ de troca de mensagens entre o jornalista Gabriel Tedde e o assessor especial de governo Dr. Alysson Alex foram levadas à Polícia Civil para serem investigadas. Os áudios sugerem que Tedde teria tentado subornar Dr. Alysson, com pedido “por fora” de R$ 100 mil, para publicar matérias com intuito de “difamar e incriminar” o presidente da Câmara, vereador Eduardo Nascimento, desafeto político da gestão Daniel Alonso.

“São áudios falsos, criados a partir de ferramentas digitais de inteligência artificial, que manipulam e imitam grosseiramente a voz do Tedde”, diz postagem feita no site Marília Notícias, de propriedade do jornalista. Ouvido na mesma reportagem, Dr. Alysso nega qualquer diálogo com Tedde neste sentido e diz que “possivelmente tem dedo de algum hacker”, mas que tudo será levado à Justiça. É o que promete também o jornalista, que divulgou a contratação de perícia para analisar os áudios e tentar chegar aos responsáveis, “para processá-los”.

Segundo Tedde, esta não seria a primeira vez que ele sofre intimidação profissional, mas agora “foram longe demais”. Ele entende que neste caso “houve ataque não só à liberdade de imprensa, como também uma tentativa de intimidação pessoal”. As postagens surgem no momento em que repercute na cidade a apuração feita pela prefeitura de Marília de supostos desvios de recursos públicos que Nascimento e equipe teriam feito na Secretaria de Esportes, entre 2017 e 2020, quando era o titular da pasta (Diário Oficial de sábado, 25). Em entrevista ao HORAH, Nascimento negou tudo e disse que sofre perseguição política com antecipação da campanha eleitoral de 2024.

HORAH – Informação é tudo