Justiça – EX-GOLEIRO DO MAC E GUARANI DE CAMPINAS GANHA AÇÃO DE INDENIZAÇÃO CONTRA TV RECORD

Sérgio Neri se notabilizou no Guarani, em Campinas, e atuou com grandes nomes do futebol brasileiro (FOTO: Reprodução Internet)

Ex-goleiro do Marília Atlético Clube (MAC), Guarani de Campinas e outros grandes clubes do futebol brasileiro na década de 1980, Sérgio Neri, que está com 56 anos, ganhou na Justiça indenização de R$ 150 mil contra a TV Record. A emissora foi acusada de publicar reportagem no programa Esporte Fantástico, em julho do ano passado, onde ele é apresentado como alcoólatra e mendigo. Além da indenização e de tirar a matéria do ar, se descumprir a decisão da Justiça de Marília a TV fica sujeita ao pagamento de multa diária de R$ 20 mil.

CONSTRANGIMENTO – A reportagem foi taxada por Sérgio Neri de “negativa e danosa”, que o expôs a “situação constrangedora e vexatória”, com simulação de uma pessoa deitada na calçada, embriagada e em condição de mendicância. Ele disse na ação que antes e durante a entrevista deixou claro que a matéria deveria “transcorrer dentro de certos limites”, mas que a Record “abusou, extrapolou e veiculou imagens não autorizadas”, com base no depoimento de uma suposta amiga dele.

Uma busca rápida na internet permite localizar a reportagem com Neri, onde atores fizeram a simulação que o incomodou ao ponto de levá-lo à Justiça: alcoolismo e situação de mendicância (FOTO: Reprodução TV Record)

ESQUECIMENTO – Sérgio Neri disse ter procurado a emissora para retirar a reportagem do ar, mas não conseguiu uma solução amigável, decidindo então ingressar na Justiça. Na sentença, o juiz fala em “direito ao esquecimento dos fatos negativos”, o que não foi garantido ao ex-goleiro. A indenização “por danos morais” deve ser paga com juros e correção. Por se tratar de decisão de 1ª instância do Fórum de Marília, ainda cabe recurso.

(c/ informações Jornal do Povo/Marília)

HORAH – Jornalismo com Credibilidade