JUSTIÇA MANDA PRENDER EX-PREFEITO DE MARÍLIA

Domingos Alcalde foi prefeito de Marília de 1989 a 1992 (FOTO: Reprodução TV Tem)

DOMINGOS ALCALDE FOI CONDENADO POR CANCELAR CERCA DE 200 MULTAS DE TRÂNSITO NA EMDURB, EM 2009

 

A Justiça mandou prender o ex-prefeito Domingos Alcalde para cumprimento de pena de 5 anos, 2 meses e 6 dias em regime semiaberto. A condenação dele é de fevereiro de 2014, mas os fatos ocorreram em 2009, no segundo mandato do então prefeito Mário Bulgarelli. Na ocasião, Domingos presidiu a Emdurb e nessa condição cancelou indevidamente cerca de 200 multas de trânsito. O diretor João Garcia, igualmente denunciado por essa prática, foi condenado a 4 anos, 5 meses e 10 dias de prisão.

Domingos e João Garcia: condenados à prisão por cancelamento de multas na Emdurb (FOTO/montagem: Jornal do Povo Marília)

Segundo a sentença que prevaleceu até hoje, Domingos e Garcia agiram “em concurso, conluiados e com unidade de propósitos” para cancelar as multas “com o fim de obterem vantagem indevida”. Essa é a sentença criminal, visto que ação cível já determinou que eles façam o ressarcimento dos cofres públicos. Após a condenação à prisão, foram interpostos vários recursos na tentativa de evitar que Domingos e Garcia fossem recolhidos, decisão que saiu só agora.

De acordo com o advogado Cristiano Mazeto, ainda cabem mais dois tipos de recursos ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também entende que a pena prescreveu pelo fato de Domingos ter mais de 70 anos. Apesar disso e do cliente dele estar em tratamento de saúde, garantiu que o ex-prefeito irá se apresentar à polícia nos próximos dias para iniciar o cumprimento da pena.

HORAH – Você bem informado