O ministro Dias Toffoli, natural de Marília, cidade em que residem os familiares dele, foi eleito novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a instância máxima do judiciário nacional. A escolha se deu na sessão da Corte desta 4.a feira (8).
Toffoli teve 10 votos a favor e apenas 1 contrário, mas que deve ter sido o dele mesmo, visto que é praxe o ministro que assumirá a presidência votar em seu vice. No caso do Supremo, as eleições são protocolares, já que que se obedece a um sistema de rodízio pela antiguidade de seus membros. O vice de Toffoli será o ministro Luiz Fux. Ambos vão assumir em 13/9 para mandato de 2 anos.
MARÍLIA – Toffoli é mariliense, nascido em 15 de novembro de 1967. Graduou em Direito em 1990 pela USP e está no STF desde 2009, em lugar do então ministro Carlos Alberto Menezes, falecido naquele ano. Especialista em Direito Eleitoral, Toffoli já foi advogado do PT e, no governo Lula, atuou na Casa Civil, quando o ex-deputado José Dirceu ocupou cargo de ministro. De lá, passou pela Advocacia-Geral da União (AGU) e, na sequência, foi para o STF.
(FOTO: Carlos Moura/STF / Divulgação)
No HORAH Notícia