LABORATÓRIO MÓVEL DO BUTANTAN COMEÇA HOJE (2) ATENDIMENTO EM MARÍLIA

Laboratório móvel do Butantan inicia mapeamento do vírus da Covid-19 em Marília (Foto: Instituto Butantan/Divulgação)

O laboratório móvel do Instituto Butantan criado para percorrer o estado de São Paulo mapeando o vírus da Covid-19 começa a operar nesta quarta-feira (3), em Marília. Esta será a quinta parada do projeto Lab Móvel, que nas duas últimas semanas esteve em Araçatuba e já atingiu o número de 10 mil testes de Covid realizados.

O objetivo do Lab Móvel é mapear e sequenciar o vírus SARS-CoV-2, além de acelerar o processo de testagem dos casos suspeitos de Covid-19 e das variantes que circulam na cidade onde ele se encontra e sua região.

Além de Marília, serão mapeados mais 25 municípios, sendo 20 deles no centro-oeste paulista:

Alvinlândia

Arco Iris

Assis

Bastos

Borá

Cândido Mota

Cruzália

Gália

Garça

Guaimbê

Ibirarema

Maracaí

Oriente

Oscar Bressane

Ourinhos

Paraguaçu Paulista

Pedrinhas Paulista

Pompeia

Salto Grande

Santa Cruz do Rio Pardo

Com as análises realizadas dentro do Lab Móvel é possível obter o resultado em até 24 horas a partir do momento em que as amostras chegam ao contêiner.

Em seguida, inicia-se o sequenciamento genético, processo que pode durar de três a seis dias, ou até 12 dias para as variantes. Fora do contêiner itinerário, todo esse processo pode durar de 10 a 12 dias.

Os municípios que recebem o laboratório se responsabilizam por realizar as coletas de amostras em suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e encaminhá-las ao laboratório itinerante. Lá, por sua vez, os especialistas realizam o diagnóstico e, então, separam as amostras positivas para iniciar o sequenciamento e identificar as variantes.

O sequenciamento é necessário porque os vírus sofrem mutações, ou seja, alterações em seus códigos genéticos, gerando variantes.

HORAH – Informação é tudo