O ex-ministro José Dirceu já deixou o complexo penitenciário da Papuda e está em casa, em Brasília. Ele chegou ao apartamento pouco antes das 2h da madrugada desta 4.a feira (27). Dirceu estava preso desde o fim de maio, após o TRF-4 confirmar a condenação dele na Lava Jato, mas ganhou liberdade após decisão da 2.a Turma do STF, ontem.
O TRF-4 não apenas confirmou a condenação de Dirceu como aumentou a pena para 30 anos e 9 meses de prisão. A defesa do ex-ministro, entretanto, recorreu ao STF com alegação de que a Corte autorizou a prisão em 2.o grau, mas não a tornou obrigatória.
Relator do caso, o ministro Dias Toffoli rejeitou a argumentação, mas, por enxergar problemas na dosimetria da pena, decidiu conceder habeas corpus “de ofício” (por iniciativa própria, sem pedido da defesa) para Dirceu. Contrariado, o relator da Lava Jato, ministro Edson Fachin, pediu vistas do processo, o que, em tese, paralisa o julgamento. Assim, Dirceu fica livre ao menos até a devolução da vista do processo.
(FOTO: Agência Brasil – Zé Dirceu já deixou a Papuda e está em casa, em Brasília: livre, de novo)
No HORAH Notícia