
Capturada na manhã da 2ª feira (5) em residência no centro de Lins, onça-parda ganhou um radiocolar e já voltou para a natureza, em área de mata nativa às margens do Rio Tietê (o local exato não foi informado, para proteção do animal). Foi na madrugada desta 3ª feira (6). Nesse meio tempo, a onça recebeu atendimento especializado no Zoológico de Bauru.
O BICHO – Os exames revelaram que a onça é um macho com quase 2 metros de comprimento, 41 kg e muito saudável. A partir de agora, é mais um animal da espécie monitorado por pesquisadores do Instituto Pró-Carnívoros, AES Tietê e Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap). Esse trabalho teve início em 2014.
COMPORTAMENTO – De acordo com material divulgado pelo Instituto, “as onças representam componente fundamental de um ecossistema saudável e a convivência equilibrada com o ser humano é cada vez mais uma necessidade”. Monitorar o movimento desses bichos permitirá compreender o comportamento deles e quais as áreas mais importantes para conserva-los.

HORAH – Você sabe tudo