SERVIÇO FAZ PARTE DO PROGRAMA ‘ÁGUA É VIDA’, EXECUTADO PELO DAEE, ÓRGÃO DO GOVERNO DO ESTADO
Iniciada há 20 dias por meio do Eixo Rios Vivos do Programa Água é Vida, executado Departamento de Águas e Energia Elétrica-DAEE do estado, a limpeza do leito e margens do rio Jaú foi apresentada à Promotoria do Meio Ambiente. A solicitação foi feita pela Secretaria da Mobilidade Urbana e anunciada pela prefeitura nesta 4ª feira 31.
Segundo a nota encaminhada ao HORAH, essa apresentação “dos serviços efetivados, dos que estão em fase de realização e daqueles que serão executados” foi feita na tarde de ontem. “O secretário Márcio de Almeida e o Promotor de Justiça Luís Fernando Rossetto estiveram em locais onde foram retirados sedimentos e feito retaludamento (reconstrução de taludes), procedimentos que dão maior fluidez à água”, diz a nota.

Isso tudo se faz necessário por causa da grande enchente de 30/1, que alagou vários pontos da cidade, atingiu centenas de imóveis e causou problemas para milhares de pessoas. Por fim, a nota informa que foram escolhidos três trechos com total de 1,8 mil metros para os serviços em andamento. Eles vão do Jd. João Ballan II ao Sempre Verde, na Zona Leste; da rua Quintino Bocaiúva à ponte da Rangel Pestana, no Centro; e da ponte da São Paulo à av. 9 de Julho, Zona Oeste. Mas adianta que “novos trechos devem ser contemplados numa segunda fase do programa”.
Segundo o DAEE, o Eixo Rios Vivos cuida do desassoreamento de cursos d’água, afastamento e tratamento de esgoto, recuperação e proteção de mananciais superficiais. No site oficial do departamento, a informação é de que esse eixo já contemplou 260 municípios, revitalizou 3 mil quilômetros de cursos d’água e investiu mais de R$ 90 milhões.
HORAH – Você sabe mais