LISTA DOS VACINADOS GERA DÚVIDAS E SUSPEITAS: ‘PUBLICARAM RÁPIDO PRA DAR UMA SATISFAÇÃO’, DIZ AUTOR DA LEI

Números indicam fraco desempenho de Jaú na vacinação contra a Covid (Foto: Arquivo HoraH)

Ameaça de vereadores em denunciar prefeito de Jaú por improbidade ‘forçou’ divulgação, mas falta de informações comprometem transparência; VEJA A LISTA

O que era para esclarecer acabou gerando mais dúvidas – e suspeitas. A lista dos vacinados contra a Covid-19 finalmente divulgada pela Prefeitura de Jaú, na 2ª feira (11), está em PDF, tem mais de 400 páginas e quase 45 mil nomes sem mecanismos adequados de seleção e buscas que facilitem a verificação. “Acho que publicaram rápido pra dar uma satisfação, mas não dentro do que a lei exige”, concluiu o autor da Lei dos Vacinados, vereador José Carlos Borgo (PDT). A lei obriga a divulgação e atualização da lista diariamente, mas com riqueza de detalhes.

Borgo tem dúvidas sobre vacinados que vêm desde antes da lei aprovada na Câmara (Foto: Reprodução vídeo)

“Tem um número enorme de falhas, como a falta do CPF das pessoas com os primeiros cinco dígitos cobertos por asteriscos, em que fase do plano elas foram vacinadas, se são funcionários públicos e em qual órgão trabalham, sem falar do mecanismo de buscas, porque o PDF não tem filtro de pesquisa que as pessoas consigam ver detalhadamente quem foi vacinado”, apontou Borgo. Ante as queixas que se multiplicam desde o surgimento da lista, o líder do governo na Câmara, Rodrigo de Paula (PP), ponderou: “Da minha parte e da parte do Ivan [Cassaro, prefeito], conversei com ele e ele falou a mesma coisa: ‘não temos o que esconder e se algo foi feito errado, não fui eu’. Doa a quem doer, pague-se o necessário”.

Rodrigo disse que ainda não estudou a lista, mas que durante a própria sessão da Câmara de ontem anotou alguns nomes “pra dar uma olhada depois, ver a possibilidade de homônimos etc.”, mas que ‘torce e acredita’ na transparência das informações. Sobre a ausência do CPF, quer saber o critério seguido pela Prefeitura. “Mas você conhece minha política: vou ver o que é correto e se tiver algum problema, vou denunciar, estarei lá pra assinar a denúncia”, pontuou. Antes, porém, falou que “o que precisar aperfeiçoar, vamos ouvir a opinião das pessoas e estamos aqui pra fazer da forma mais correta possível”.

Rodrigo, líder do prefeito: nomes anotados para checagem (Foto: Reprodução)
Mateus Turini cobra mecanismos de buscas e informações exigidas em lei (Foto: Reprodução vídeo)

Mateus Turini (PDT) lembrou que a apregoada ‘transparência’ da Prefeitura sobre os vacinados “só veio depois de cinco cobranças”, entre elas recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), requerimento assinado por 8 vereadores, projeto de lei obrigando a publicação da lista e, mais recentemente, até uma recomendação do Ministério Público (MP). “Aquilo que era pra ser natural do Poder Executivo precisou ainda de um ofício que mandamos ao prefeito, à secretária da saúde e ao secretário de governo exigindo o cumprimento da lei sob pena de denúncia da administração por improbidade administrativa. O ofício foi protocolado às 7h59 e às 18h apareceu a lista, ainda assim com informações obscuras”. O vereador também deixou claro que não há perseguição a ninguém, apenas cumprimento “das orientações de instituições superiores para a transparência desse procedimento”.

CONFIRA A LISTA no link a seguir: https://www.jau.sp.gov.br/uploads/downloads/lista_vacinados_covid.pdf

HORAH – Você sabe das coisas