Lixão e pneus a céu aberto: vereadores denunciam crimes ambientais

Pneus jogados a céu aberto e montanha impressionante de lixo no transbordo: crimes ambientais e riscos à saúde (FOTOS: Reprodução HoraH)

Dois crimes ambientais graves foram denunciados na sessão da Câmara Municipal de Jaú desta 2.a feira (27), pelos vereadores Luiz Henrique Chupeta e Luizinho Andreto. Um deles é velho conhecido da população e das sessões legislativas: o lixão acumulado na estação de transbordo ao lado da rodovia Jaú-Brotas, que, por contrato com a empresa terceirizada para cuidar do local, deveria ser removido impreterivelmente a cada 24 horas. A montanha de lixo escorrendo ‘rios’ de chorume no solo foi mostrada em vídeo por Luizinho, que voltou a cobrar providências da administração e pediu ajuda inclusive dos vereadores da base aliada ao prefeito Jorge Cassaro.

Pneus jogados a céu aberto no Ceprom: crime ambiental e risco à saúde pública (FOTO: Reprodução/Arquivo pessoal)
Pneus e ferro velho acumulado também a céu aberto, lado a lado (FOTO: Reprodução)
Vereador Chupeta está inconformado com as situações acima (FOTO: Reprodução TV Câmara)
Vereador Luizinho junto à montanha de lixo acumulado no transbordo, que impressiona, sem falar no chorume que escorre, infiltra e contamina o solo: crime ambiental gravíssimo que já foi alvo de apontamentos inclusive do Tribunal de Contas do Estado (TCE) (FOTO: Reprodução gabinete Luizinho Andreto)

“Vou novamente ao Ministério Público para denunciar esse crime ambiental”, disse o vereador, inconformado com o fato de a prefeitura ter, mesmo diante desse problema persistente, renovado contrato com a mesma empresa de transbordo. Outro que também anunciou que vai ao MP foi o vereador Chupeta, mas em relação ao acúmulo a céu aberto de “centenas de pneus” velhos no Ceprom, onde está a secretaria do Meio Ambiente. Mostrando vídeo feito por drone, Chupeta apontou a exagerada quantidade de pneus e o ‘bota-fora’ do ferro-velho da secretaria da Mobilidade Urbana, um ao lado do outro, lembrando que acumulam água e podem proliferar o mosquito transmissor da dengue e outras doenças.

“Isso acontece embaixo do bigode do ‘quebra-chave’ (como ele chama o secretário da Mobilidade Márcio PX) e do secretário do Meio Ambiente, o Giovani Fabrício, lembrando que é também de responsabilidade da secretária da Saúde”, discursou Chupeta na tribuna da câmara. Ele também exibiu imagem do Ecoponto criado na gestão passada e esvaziado na atual, com finalidade de economizar recursos. “Economia porca”, pontuou, sem poupar críticas também ao prefeito, que, segundo Chupeta, não ouve ninguém.

HORAH – Informação é tudo