A Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública divulgou no Diário Oficial de Marília desta 5ª feira (18), o Edital de Licitação nº 78/2019, para contratação de empresa para fazer o transbordo diário do lixo doméstico da cidade, transporte de resíduos sólidos urbanos e destinação final de rejeitos para local devidamente licenciado pelos órgãos ambientais.
Desde meados de dezembro do ano passado que a Prefeitura realiza o serviço sob contrato emergencial com a empresa Peralta Ambiental, também responsável por 40% da coleta do lixo – o restante é feito pelo Município. Segundo a secretaria, esse contrato saiu 10% mais em conta para os cofres da Prefeitura, do que o anterior, feito com a empresa Monte Azul – que abandonou a coleta em novembro/18 e não teve renovado o transbordo.
- Como o aterro de Avencas está interditado, se não tiver transbordo o lixo acumula e contamina o solo (FOTO: Reprodução TV Tem)
A opção do transbordo surgiu com a interdição definitiva do aterro sanitário de Avencas, hoje com autorização legal apenas para preparar o transporte do lixo para outra localidade. Isso se deu inicialmente no governo Bulgarelli – depois dele já passaram pela Prefeitura Toffoli, Vinícius Camarinha e, agora, Daniel Alonso. O custo médio do transbordo é de R$ 1 milhão/mês.
Para justificar a nova licitação, a Prefeitura alega que “o Município não dispõe de aterro licenciado, mas tão somente local devidamente licenciado para o transbordo”. Ou seja, o problema persiste. A sessão de disputa pelo serviço está marcada para 3 de maio, 9h, na Divisão de Suprimentos da Secretaria da Fazenda (Av. Sto. Antônio, 2377, no Somenzari).
HORAH – Você sabe das coisas