O presidente Lula vai a Araraquara neste domingo (8) para avaliar os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade e a região nos últimos dias e traçar planos para a recuperação da infraestrutura urbana com o prefeito Edinho Silva e autoridades municipais. Durante a semana passada, os ministros Jader Filho (Cidades) e Walter Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) já estiveram em Araraquara, visitaram os locais mais prejudicados, contabilizaram os prejuízos e se reuniram inclusive com representantes de cidades vizinhas, igualmente afetadas, como São Carlos.

Estimativa da equipe da prefeitura comandada por Edinho é de que Araraquara necessita de R$ 50 milhões. Além das inundações que ocorreram em vários pontos da cidade e dos estragos generalizados, uma cratera foi aberta na Avenida 36, que demandará investimentos altos para recuperação. No momento em que a cratera se abriu, um carro foi ‘engolido’, matando seis pessoas de uma só família, inclusive crianças.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Araraquara e São Carlos concentraram o maior volume de chuvas de todo o país no dia 28 de dezembro, chegando a impressionantes 242 milímetros. A expectativa, agora, é que Governo Federal e prefeituras trabalhem conjuntamente para a recuperação dos estragos e em obras para prevenir novos desastres naturais.
HORAH – Informação é tudo