‘MAIOR PREFEITO DA HISTÓRIA DE JAÚ’, WALDEMAR FARIA 93 ANOS HOJE

Waldemar protagonizou comícios históricos na cidade (FOTO: Arquivo)

ELE SEMPRE SERÁ O MEU EXEMPLO NA VIDA E NA POLÍTICA”, comenta o neto Tuco Bauab, atual vice-prefeito

 

Se estivesse vivo, Waldemar Bauab estaria completando 93 anos nesta 3ª feira (13). Considerado “o maior prefeito de Jaú” de todos os tempos, exerceu o mandato por duas vezes, fez os sucessores (não havia reeleição naquela época) e foi responsável por lançar uma nova safra de agentes políticos na cidade. Waldemar também fez grandes obras, entre elas a Rodoviária, cuja arquitetura foi premiada mundo afora; concluiu o prédio da Prefeitura; abriu as principais avenidas de Jaú; os lotes urbanizados; o Lago do Silvério.

Era comum Waldemar deixar eventos públicos carregado nos ombros (FOTO: Arquivo)
Duas vezes prefeito de Jaú, quando não havia reeleição (FOTO: Arquivo)

Waldemar foi prefeito de 1973 a 1977 e de 1993 a 1996. Da primeira vez, elegeu o sucessor Alfeu Fabris; depois, Paulo Sérgio de Almeida Leite. A carreira política teve início na década de 1950, quando ele foi vereador em Barra Bonita; depois exerceu a vereança e a presidência da Câmara em Jaú. Casado com Cila Bauab, teve cinco filhas e vários netos. Outra paixão era o futebol, tendo sido grande incentivador do XV de Jaú e levado o clube à Divisão Especial. Na década de 1980 também presidiu a Federação Paulista de Futebol (FPF), ocupando a vaga de José Maria Marin, que se afastou do cargo para disputar o governo paulista.

Dentista e empresário, Waldemar Bauab faleceu em abril de 2009 de falência múltipla de órgãos. Com grave quadro infeccioso, ele ficou uma semana internado na Santa Casa, sendo submetido a duas intervenções cirúrgicas. Os cuidados médicos ficaram a cargo do então prefeito Osvaldo Franceschi Jr e do presidente da Câmara na época, Paulo de Tarso. Waldemar chegou a permanecer em coma induzido e morreu por volta das 22h30 do sábado 4/4, há 12 anos, sendo sepultado no dia seguinte.

Reconhecido pela população como sucessor político de Waldemar, Tuco vai provando que tem carisma (FOTO: Reprodução)
Tuco, ainda garoto, e o avô Waldemar: lado a lado (FOTO: Arquivo Pessoal/Reprodução)

Waldemar é avô do atual vice-prefeito Tuco Bauab, que já exerceu a vereança no mandato passado e é reconhecido como sucessor político natural do ex-prefeito. “Me espelho na trajetória política e na história do meu avô para me dedicar à vida pública e dar o melhor de mim à cidade e à nossa população. Sigo os passos dele, sinto o quanto as pessoas ainda se lembram dele e tudo o que esperam de mim, como neto do Waldemar. Ele sempre será o meu exemplo na vida e na política. Por isso digo e repito a todos: a luta continua”, comentou Tuco.

HORAH – Você sabe das coisas