MAIS CIDADES ADEREM AO PROTESTO CONTRA AUMENTO DO ICMS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA

Presidente do Sindicato Rural de Bauru, José Maurício Lima Verde: protesto nesta 5.a feira (FOTO: Reprodução/Malavolta Jr)

NA REGIÃO, BAURU, JAÚ E PEDERNEIRAS FARÃO ‘TRATORAÇO’ NESTA 5ª FEIRA

Produtores rurais de Bauru também vão protestar contra o aumento do ICMS sobre energia elétrica, insumos e produtos agrícolas no Estado, em vigor desde o dia 1º. Tal qual os produtores de Jaú, como já noticiou HORAH, além da elevação dos custos de produção há receio de que o consumidor final também seja penalizado com alta de preços sobre toda a cadeia alimentar.

Enquanto a concentração em Jaú será às 7h desta 5ª feira (7) em frente ao sítio da Associcana, na rodovia Jaú-Bauru, em Bauru o protesto se dará defronte ao Recinto Mello Moraes, na sede do Sindicato Rural, a partir das 9h. Depois, carreata seguirá por corredores importantes da cidade, como a Av. Getúlio Vargas.

O ‘tratoraço’ de amanhã foi convocado pela Federação da Agricultura do Estado de SP (Faesp) e deve acontecer simultaneamente em 140 municípios. Na região, já foram confirmados protestos em Jaú, Dois Córregos, Bauru, Macatuba, Pederneiras, Lençóis Paulista e outras localidades. Se o aumento de impostos for mantido, “a maior prejudicada será a população de baixa renda”, prevê José Maurício Lima Verde, diretor do Sindicato Rural de Bauru.

Levantamento da Faesp – que será interlocutora dos setores atingidos pelo aumento de tributos na negociação com o Governo do Estado – indica que o ICMS mais alto poderá subir os custos de produção de alimentos e insumos em até 30%. Antes isentos do imposto, adubo, agrotóxicos, leite, ovos e hortaliças, por exemplo, agora serão tributados em mais de 4%.

HORAH – Você sabe tudo