Mais de 44% dos eleitores ainda não decidiram voto para prefeito, revela pesquisa

Ivan e Paulo estão polarizando em todos os aspectos, segundo a pesquisa (FOTOS: Arquivo/HoraH)

Única pesquisa de intenção de voto registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a eleição de prefeito em Jaú até agora indicou que nada mais nada menos do que 44,3% dos eleitores ainda estão indecisos. A consulta realizada pelo instituto Olhar Público Pesquisas sob o registro TSE SP 07487/2024 foi obtida e divulgada pelo HORAH nesta 5.a feira 26, com exclusividade.

A pesquisa abordou 400 eleitores na cidade entre os dias 20 e 24 deste mês, tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 4,9% tanto para mais quanto para menos; o estatístico responsável é Luan Francisco da Silva. Foram feitas consultas espontânea (quando os nomes dos candidatos não são fornecidos ao eleitor), estimulada, de rejeição de cada postulante à prefeitura e da avaliação do governo do prefeito Ivan Cassaro (PSD), que concorre à reeleição.

A pesquisa espontânea surpreendeu com os 44,3% de eleitores indecisos; brancos e nulos somaram 17%; o candidato professor Lauro Pacheco teve 0,7% das intenções de voto; Alexandre Silva ficou com 0,2%; e a polarização está entre Ivan, com 24,8%, e o jornalista Paulo Soares (Podemos), com 17%. Levando-se em consideração a margem de erro, a diferença de 7,8% entre eles tanto pode se acentuar como ficar na disputa acirrada.

Quando os nomes dos candidatos foram apresentados aos entrevistados na pesquisa estimulada, Ivan obteve 42,8% das intenções de voto e Paulo Soares 32,8%. Uma diferença de 10 pontos percentuais, mas com 14% de indecisos — ou seja, o percentual dos eleitores que não decidiram o voto há 10 dias das eleições é capaz de alterar o resultado final. Brancos e nulos somaram 7,5%; Prof. Lauro ficou com 1,7% e Alexandre com 1,2%.

Houve surpresa também na rejeição dos candidatos. Quando perguntado em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum, Alexandre liderou com 31,8%, Prof. Lauro ficou com 24,2% e Paulo e Ivan duelaram com 18% e 17%, respectivamente; a opção nenhum deles ficou com 9%. Isso mostra que a polarização entre o prefeito Ivan e o opositor Paulo Soares está apertadíssima em todos os aspectos.

Por fim, o instituto Olhar Público também avaliou o governo Ivan. No total, 55,8% disseram que é bom (45,3%) ou ótimo (10,5%); 23% optaram pelo regular (nem bom nem ruim); e 21,2% responderam que é ruim (12%), péssimo (7,7%) ou que não sabe (1,5%).

HORAH – Informação é tudo