Mais segurança – PROJETO DE MOBILIDADE SEGUE INSTALANDO SEMÁFOROS E MELHORANDO TRÂNSITO

Conjunto semafórico vai orientar o fluxo de veículos e garantir segurança de pedestres no acesso à Zona Oeste (FOTO: Divulgação PMM)

Chamado de Projeto de Sinalização e Segurança Viária, conjunto de melhorias do sistema viário continua sendo implementado pela Prefeitura de Marília, via Emdurb, a empresa municipal de mobilidade urbana. A vez, agora, é a confluência das ruas N.S. Aparecida (lateral do Cemitério da Saudade) e Honório Machado com a Av. Ermelinda Casarini, Vila Coimbra, Zona Oeste, que recebe conjunto semafórico para controlar o grande fluxo de veículos no local.

O presidente da Emdurb, advogado Valdeci Fogaça: estudos indicam pontos onde há necessidade de intervenções no sistema viário (FOTO: Divulgação Emdurb)

Presidente da Emdurb, o advogado Valdeci Fogaça lembra que o semáforo é reivindicação antiga dos moradores e comerciantes para “dar mais segurança” a motoristas e pedestres. Acidentes são comuns no local, sem falar na dificuldade para travessia das vias. Os postes e suportes foram instalados no local e em até 40 dias o conjunto semafórico passará pela fase experimental e entrará em operação definitiva. Faixas já foram fixadas para orientação das pessoas.

MAIS – Outro semáforo já concluído está na Av. República, em frente ao portal de entrada de funcionários de grande fábrica de alimentos, na Zona Norte. Segundo a Emdurb, o dispositivo é ‘exclusivo para pedestres, com botão de acionamento’. Em novembro foram implantados semáforos entre as avenidas Durval de Menezes e Francisco Pimentel, Zona Sul. Em nota, a Emdurb informou que “até 2016 a cidade só tinha três semáforos para pedestres, todos no Centro; agora já são 10 conjuntos semafóricos com esse recurso, incluindo bairros nas zonas Sul e Norte”.

Semáforos modernos, eletrônicos e com temporizador, foram instalados em diversos pontos da cidade na atual gestão: redução acentuada no número de acidentes e mortes no trânsito (FOTO: Divulgação PMM)

TECNOLOGIA – “A cidade do futuro terá de aliar a agilidade e a tecnologia dos motores ao compromisso com o cidadão, que deseja ou precisa se locomover sem carro”, disse o prefeito Daniel Alonso. “Um trânsito não é bom se as pessoas não conseguem atravessar uma avenida, se atravessam com medo, correndo. Por isso estamos ampliando o número de semáforos, mas de maneira estratégica e com dispositivos inteligentes, conectados por GPS e que dão autonomia para o pedestre e agilidade aos motoristas”, concluiu.

HORAH – Você sabe mais