Mais uma – ESTAÇÃO DO BARBOSA É CONCLUÍDA E BOMBAS SERÃO ACIONADAS MÊS QUE VEM

Lagoas de tratamento de esgoto na Estação do Barbosa é uma das 3 construídas em Marília (FOTO: Divulgação)

Marília – A Prefeitura e a Replan Saneamento e Obras anunciaram a conclusão das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Pombo, Zona Sul. As 2 elevatórias (do Gato e do Linhão) que vão bombear esgoto para lá também estão prontas. “A ligação das bombas da ETE será feita no início de setembro, em data a ser confirmada nos próximos dias”, informou a Diretoria de Comunicação da Prefeitura.

BARBOSA – A bacia do Barbosa, na qual foi construída a ETE, corta a Zona Sul e parte da Oeste, e está dimensionada para atender 85 mil pessoas. A estação receberá 231 mil litros de esgoto/segundo em 6 lagoas, sendo 2 maiores, de aeração, com 120 metros de comprimento por 70 metros de largura (mais do que a medida de um campo de futebol oficial).

O prefeito Daniel (centro) com o presidente do DAEM Marcelo de Macedo (dir.) e o diretor da Replan e responsável pelas obras das ETEs, Reinaldo Pavarini: serviço acelerado (FOTO: Divulgação)

SEGUNDA – A ETE do Barbosa será a 2ª entregue em Marília. A 1ª foi a do Pombo, em 7 de junho, que ficará responsável pelo esgoto de parte da Zona Norte, Zona Oeste e grande parte do Centro. Para completar o que foi anunciado no século passado como ‘Obra do Século’ em Marília, ainda está faltando fazer a ETE do Palmital, em fase de licitação. Prefeitos anteriores começaram e pararam as obras várias vezes e por diversas razões – desde denúncias de irregularidades e desvio de recursos até abandono do serviço pelas empreiteiras.

Elevatória do Gato, Zona Sul, uma das 2 do sistema ETE do Barbosa: pronta para operar (FOTO: HoraH)

MELHOR – “Parabenizo a Replan, seu diretor Reinaldo Pavarini e toda sua equipe de engenheiros e colaboradores, pois estão realizando um sonho da população de Marília, que irá melhorar e muito a saúde e a qualidade de vida na cidade”, disse o prefeito Daniel Alonso. “O prazo era de 18 meses para construção das duas ETEs, e em menos de 12 meses a empresa finalizou as obras”. Pavarini falou que “foi um grande prazer realizar essas obras” e que se sentiu honrado “pela confiança da gestão Daniel Alonso, que deu todo o respaldo necessário”.

HORAH – Você sabe das coisas