Marília – BOSQUE CONTINUA FECHADO E PLANO É CAPTURAR ONÇA QUE ATACOU AVESTRUZ

  • Avestruz teve vários ferimentos pelo corpo e teve de passar por cirurgia (FOTO: Divulgação)

O Bosque Municipal Rangel Pietraróia continua fechado ‘temporariamente’ e sem previsão de ser reaberto. Na madrugada do sábado (26), uma onça atacou uma avestruz dentro de um viveiro no bosque e, por medida de segurança para os animais que vivem lá e frequentadores, a Polícia Ambiental e funcionários da Secretaria do Meio Ambiente recomendaram que ele fosse fechado.

Tanto a polícia quanto a secretaria estão sediadas no bosque. Em nota, a Prefeitura informou que “uma ação mais efetiva” está em curso na tentativa de identificar a espécie da onça que esteve no bosque – recentemente, uma onça parda foi filmada por populares quando deixava o bosque e fugia em direção a uma pastagem vizinha do local.

  • Profissionais do Meio Ambiente dizem que o estado clínico da avestruz é grave (FOTO: Divulgação)

PREOCUPAÇÃO – Na mesma nota, a Prefeitura diz que a maior preocupação no momento é evitar “que o animal silvestre ataque visitantes do bosque ou pessoas nas redondezas”, motivo pelo qual ele está fechado. A onça habita fazendas na região e não o bosque, ressalta a nota. “Uma das ações em estudo é que a onça seja capturada e levada para outro local mais seguro” para as pessoas e para a preservação do próprio animal.

  • Ação da onça não foi registrada, mas marcas das patas dela ficaram no viveiro onde estava a avestruz (FOTO: Divulgação)

AVESTRUZ – Ferida no esôfago e com vários machucados pelo corpo, a avestruz segue sob cuidados da equipe comandada pela veterinária Melissa Ferreira, do Meio Ambiente. A ave já foi submetida a cirurgia e o quadro clínico é considerado grave.

HORAH – Você sabe das coisas