Marília decreta Emergência por Epidemia de Dengue e cria centro de operações contra a doença

Polo central de atendimento contra a dengue, na APCD, é um dos três em funcionamento na cidade (FOTO: Divulgação)

A edição desta 5.a feira 20 do DOMM – Diário Oficial do Município de Marília vai publicar decreto do prefeito Vinicius Camarinha declarando Situação de Emergência por Epidemia de Dengue na cidade. Ao mesmo tempo, cria o Centro de Operações de Emergência para monitorar as ações de combate à doença e providências que sejam necessárias para conter o avanço da dengue.

O decreto fala na “seriedade e gravidade da situação” e alertas transmitidos pelos órgãos da Secretaria da Saúde para adoção de medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Também faz menção ao elevado número de notificações de casos, que neste ano já passou das 2.200, sendo que 925 estão confirmados, além da proximidade do carnaval, que pode espalhar ainda mais a doença entre os munícipes.

O artigo 3.o do decreto autoriza o prefeito a “lançar mão da legislação vigente” para todas as necessidades, entre elas para “aquisição de insumos e materiais, contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial”. O decreto ainda institui o Centro de Operações de Emergência composto pela secretária da Saúde Dra. Paloma Libanio e mais 11 pessoas ligadas à pasta.

Em áudio distribuído pela Diretoria de Comunicação da Prefeitura na noite desta 4.a feira 19, o prefeito Vinicius diz que acompanha o avanço da dengue com preocupação e que tem tomado todas as providências desde o primeiro dia do governo. Ele citou os três polos de atendimento de pacientes com sintomas de dengue, o ponto de hidratação no centro, pulverização contra o mosquito e limpeza da cidade. “Temos a perspectiva negativa de enfrentarmos a pior crise de dengue da história no Estado, e em Marília, se não cuidarmos já, não será diferente”, alertou.

HORAH – Informação é tudo