Marília é 2.a cidade de SP a receber Estações de Larvicidas

Vinicius prepara larvicida para instalar em residência na zona sul de Marília (FOTO: Divulgação)

Marília é a segunda cidade do estado a receber EDLs – Estações Disseminadoras de Larvicidas, mais uma arma contra o avanço da dengue. Elas são produzidas pela Fiocruz/Amazônia e começaram a ser instaladas na cidade no sábado 8. As EDLs fazem uso de fêmeas do mosquito transmissor da dengue como aliadas na dispersão de larvicida.

A primeira EDL foi instalada simbolicamente pelo prefeito Vinicius Camarinha em residência no Parque São Jorge, bairro da zona sul da cidade. Foi na casa de Carmo Delfino Martins Jr. Estavam presentes o vice-prefeito Rogerinho, as secretárias da Saúde, Paloma Libanio, e Cilmara Carreiro, da Educação, além da equipe da Divisão de Zoonoses.

Vinicius comentou logo após que “a partir dessa ferramenta, o mosquito vai trabalhar a nosso favor”, explicando que as fêmeas vão pousar nas EDLs e, quando voarem para depositar os ovos em outro local, o larvicida começará a agir, matando os mosquitos. Ele pediu que a população verifique nas casas se não tem água parada que sirva de criadouro do mosquito da dengue. “Se todos fizerem isso, já será uma grande contribuição para vencermos a dengue”, disse o prefeito.

Paloma Libanio observou que a administração está com “várias ações de enfrentamento do mosquito da dengue e a instalação das EDLs vai ajudar bastante”. Elas serão colocadas inicialmente nos locais de maior incidência de casos de dengue em Marília, que são, atualmente, nas zonas sul e norte.

Vinicius, a secretária da saúde Paloma Libanio e equipe de Zoonoses: ação contra a dengue (FOTO: Divulgação)