Pela primeira vez o serviço de comunicação da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) divulgou que o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) “deverá funcionar” no antigo prédio do Posto de Saúde da esquina da Av. Santo Antônio com a Rua Dr. Joaquim de Abreu Sampaio Vidal. Os “novos investimentos” no setor foram definidos no início do mês, na Secretaria de Estado da Saúde, entre diretores da Famema e do complexo HC Famema e o secretário Marco Antônio Zago. Também participou o atual secretário do Desenvolvimento Econômico Vinícius Camarinha, deputado estadual eleito por Marília.
PORQUE LÁ – A escolha do novo local (antes a exigência era pelo Bloco X da Unimar e depois foi o Hospital São Francisco, na Zona Sul, que integra o HC Famema) foi “uma decisão conjunta” do Estado e da Famema, “pela logística da área e estratégia de atendimento”, justifica a nota enviada ao HORAH. A opção anterior, do S. Francisco, foi abandonada porque lá já está o Ambulatório Mário Covas, com 12 especialidades. “Se o AME fosse para lá, o Ambulatório deveria ser realocado em outro prédio”, explica, sendo que no antigo Posto de Saúde “define-se uma redistribuição de áreas, contemplando as zonas Oeste e Norte” também.
ESTRUTURA – O AME Marília “deverá contar com 24 especialidades médicas e realizar cerca de 500 procedimentos/mês”, diz nota encaminhada a pedido do HORAH. A estrutura contará com “7 novos aparelhos para exames” e deverá abrir 400 vagas de emprego para atender 62 municípios da região. A nota observa, ainda, que o orçamento anual do AME será de R$ 60 milhões.
(FOTOS: Famema/Divulgação – Reforma do antigo Posto da Santo Antônio está em andamento e custará ao Estado cerca de R$ 700 mil)
HORAH
Você sabe das coisas