Mutirão de Oftalmologia da Secretaria da Saúde de Marília em parceria com a Santa Casa vai atender 520 crianças com até 12 anos, a partir do sábado (1), que se repetirá todo sábado até zerar a fila de espera para essa faixa etária na cidade. Previsão é que dure cerca de 2 meses, segundo estimativa da Prefeitura. O anúncio foi feito pela secretária Kátia Santana e o prefeito Daniel Alonso.
“O aluno que não enxerga bem pode apresentar dificuldades de concentração e aprendizado”, ressaltou Kátia. “Com o programa Saúde na Escola, finalmente vamos dar vazão a essa demanda”. “Temos de trabalhar com parcerias”, constatou Daniel, observando que a Santa Casa é “uma das referências do município na área de oftalmologia”. Todos os exames e procedimentos serão feitos pelo SUS.
COMO SERÁ – Cada criança passará por avaliação oftalmológica completa, que inclui exame de refração (para verificar a acuidade visual e o grau de óculos). “Em caso de indicação de lentes, o fornecimento também será pelo SUS, para que a criança não saia com a prescrição e continue com a visão prejudicada por eventual falta de recursos”, diz nota enviada à imprensa.
ACÚMULO – Em 2016, último ano da gestão anterior, a fila de espera por procedimentos oftalmológicos aumentou muito. Naquele ano foram feitas só 68 cirurgias de catarata, por exemplo. Em 2017, primeiro ano do governo Daniel, houve intensificação das cirurgias com 1.000 procedimentos, divididos entre a Santa Casa e o HBU. Agora o objetivo é não fazer só mutirões, mas “aumentar gradualmente e de forma sustentável a oferta de serviços de saúde em todas as especialidades médicas”, conclui a nota.
(FOTO: Ass.Impr. PMM / Divulgação – Daniel e Kátia: mutirão para oftalmologia infantil)
No HORAH Notícia