Marquise de hotel desaba sobre carros no centro; não há vítimas

Pedaços de concreto ficaram espalhados por toda a esquina das ruas Amaral Gurgel e Major Prado, ao redor do Hotel Jaú (FOTO: Reprodução HoraH)

Inaugurado há 70 anos, a marquise do tradicional Hotel Jaú desabou na noite desta 6.a feira (21), atingindo carros estacionados no cruzamento das duas ruas mais movimentadas do centro da cidade, a Major Prado e Amaral Gurgel. Não há notícia de vítimas — as ruas estavam com pouco movimento por causa do feriado e do adiantado da hora. Moradores e comerciantes das imediações informaram que ouviram barulho muito alto antes da marquise desabar.

Comerciantes e moradores vizinhos do hotel acompanharam trabalho dos Bombeiros e da CPFL (FOTO: Reprodução)
Silvana, moradora vizinha do hotel na rua Major Prado, ouviu “estrondo” antes da queda da marquise (FOTO: Reprodução Magesto do Vem Pra Rua)

“Escutei um estrondo forte e fiquei assustada. Daí a pouco teve outro estrondo, e quando eu saí na janela vi o que tinha acontecido. Então liguei para os Bombeiros e a polícia”, contou dona Silvana, moradora da rua Major Prado, alguns metros para baixo do hotel. Pedaços de concreto, ferro retorcido e tijolos desabaram sobre vários carros estacionados na rua, provocando danos materiais altos; um semáforo também foi atingido e desabou; a fiação elétrica foi atingida e o centro ficou sem luz.

A moradora Silvana, ouvida em transmissão ao vivo da página Magesto do Vem Pra Rua, reclamou de “vários imóveis que estão caindo” no centro e pediu “providências da prefeitura, da Defesa Civil” de Jaú. A marquise do hotel que caiu ficava acima da primeira laje. O Corpo de Bombeiros, polícia, SAMU e equipe da CPFL compareceram ao local para as providências necessárias, isolando a esquina e promovendo a evacuação do hotel para posterior vistoria do prédio.

HOTEL – O prédio do Hotel Jaú foi o primeiro construído em Jaú, com objetivo de recepcionar melhor os visitantes que iam à cidade, que, no final dos anos 1940, crescia impulsionada pelo café. A decisão de fazer o hotel foi tomada em 1948 e contou com a participação do Rotary Clube de Jaú, que fundou a sociedade anônima Hotéis Jaú S.A. e financiou a obra, inaugurada em 1953, ano do centenário jauense. O prédio foi feito onde antes havia o Hotel Ovídio, que foi demolido para dar lugar ao então moderno Hotel Jaú.

Parte da marquise que desabou, acima da primeira laje do hotel, e semáforo arrancado por destroços (FOTO: Reprodução)

HORAH – Informação é tudo