
Materiais comumente descartados de maneira irregular no meio ambiente, podem e devem ser reutilizados. Em resumo, é isso o que defende o Programa de Sustentabilidade Pura lançado pela Secretaria da Agricultura de Marília, que fala em ‘consciência ambiental global’. Isso vale para pneus, canos de PVC, garrafas pet e outras embalagens plásticas, latas etc.
O começo foi na sede da secretaria, onde foi feito paisagismo e instalação de comedouros e ninhos para pássaros, hortas horizontais e verticais e outras ações. Depois o trabalho se estendeu à rotatória e canteiros centrais das avenidas em frente ao local. “Em quatro meses de trabalho temos um novo visual na secretaria e queremos expandir isso para toda a cidade”, comentou o secretário Ricardo Scaglion.

Para tanto, ele quer o envolvimento da população. “Nós somos os responsáveis pelo destino de todos os materiais que utilizamos. Se dermos a eles o destino adequado, daremos exemplo aos nossos filhos e às futuras gerações, além de evitar danos ao meio ambiente”, disse. O despertar da ‘consciência ambiental global’ virá do envolvimento da sociedade, escolas e produtores. No caso das áreas verdes, a Prefeitura dará a infraestrutura e a população irá cuidar do que for feito.

HORAH – Você sabe tudo