As unidades básicas de saúde (UBSs) vão passar a atender também no período noturno, das 17h às 23h. O prefeito Daniel Alonso fez o anúncio oficial nesta semana, ao lado do secretário da Saúde, Dr. Nechar, batizando esse 3º turno de trabalho de Melhor Horário.
Em nota, a prefeitura informou que “o objetivo da ampliação desse atendimento é desafogar as duas unidades de Pronto Atendimento que funcionam 24 horas, mas que têm grande demanda, principalmente após as 17h, quando as unidades de saúde fecham”. No caso, esses pronto-atendimentos são o PA Sul e a UPA Norte.
A data de início da mudança será definida no começo da semana, em reunião dos gestores da Saúde com os técnicos da área. O certo é que “essa reestruturação terá início pelo Nova Marília” e, na sequência, as UBSs estratégicas. “Nossa intenção é que tenhamos uma UBS em cada região da cidade funcionando até 23h”, disse Daniel – estão em estudo as unidades do Chico Mendes, Santa Antonieta, Alto Cafezal e Cascata.
Dr. Nechar garantiu que essas unidades terão clínicos generalistas para pacientes adultos e também crianças. “Vamos atender as pessoas que trabalham o dia inteiro e não conseguem tempo para ir às unidades de saúde, superlotando os pronto-atendimentos”, disse. Com a medida, a demora nos atendimentos deve acabar, porque os casos de baixa complexidade (ou seja, não urgentes) serão resolvidos nas UBSs.
HORAH – Você sabe das coisas