Menos – QUEDA NO VALOR DOS USADOS DERRUBA IPVA 2020 EM 3,5%, NA MÉDIA

Ao menos uma boa notícia nesse início de 2020: o IPVA ficará 3,54% mais barato, em média, por causa da queda no valor de mercado dos carros usados. A informação é da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), após pesquisar quase 12 mil marcas, modelos e versões de veículos. O pagamento do imposto neste ano terá início dia 9.

Apesar disso, as alíquotas para cálculo do IPVA seguem as mesmas: 4% sobre o valor venal de veículos a gasolina e flex, e 3% quando se tratar de automóvel movido somente a álcool, gás, eletricidade ou que seja híbrido. O pagamento do imposto à vista terá desconto de 3%.

Tabela do IPVA 2020 no Estado de S.Paulo (FONTE: Secretaria da Fazenda e Planejamento)

PARCELAMENTO – O contribuinte que optar pelo pagamento parcelado do imposto em três vezes – ou seja, janeiro, fevereiro e março –, não terá direito a desconto; quem perder a data, poderá quitar em fevereiro, também sem desconto. Quem deixar de recolher o IPVA vai pagar multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic; passados 60 dias, a multa sobe para 20% do valor do imposto.

LICENCIAMENTO – O dono de veículo automotor ainda pode fazer o licenciamento antecipado com pagamento fora do calendário que segue o número final da placa do veículo. Cota única paga até dia 22 terá desconto de 3%; cota única até 24/2 não tem desconto. Quem parcelar, deve pagar a 3ª parcela até 24/3. Não pagar o licenciamento acarreta multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na Selic; depois de 60 dias, a multa vai para 20% do valor da taxa.

HORAH – Você sabe mais