Ministério libera mais 100 vagas para Medicina; repasses para o município vão aumentar

Campus de Jaú da Unoeste: mais 100 vagas para Medicina (FOTO: Reprodução web)

Portaria do Ministério da Educação publicada no Diário Oficial da União no dia 1.o, liberou mais 100 vagas para o curso de Medicina oferecido pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), campus de Jaú. “O número total anual de vagas para o curso passa de 55 para 155”, diz o parágrafo único da portaria. O documento é assinado pela secretária de regulação de supervisão da educação superior do MEC, Helena Sampaio.

Ministro Padilha enviou vídeo à cidade anunciando a conquista: “vitória” (FOTO: Reprodução HoraH)

Em mensagem de vídeo, o ministro das Relações Institucionais do governo federal Alexandre Padilha parabenizou a cidade pela conquista. “Grande vitória para a Saúde, grande vitória para Jaú, uma grande oportunidade para os jovens que serão futuros médicos”, diz o ministro. Ele disse ter atuado junto ao MEC após solicitações de diretores da Unoeste e de Alexandre Pereira da Silva, presidente do diretório municipal do PT de Jaú, a quem se refere como “nossa grande liderança”.

A ampliação das vagas para o curso era reivindicada há pelo menos seis anos, segundo Alexandre. Além de fomentar a economia municipal com mais estudantes, o aumento ainda fará crescer o repasse de recursos ao município de Jaú, contrapartida prevista no contrato de instalação do campus na cidade, no governo passado. Descontados os 10% de vagas oferecidas na forma de bolsas de estudo (gratuitas), os repasses anuais ao município para uso na Saúde devem ser acrescidos em aproximadamente R$ 1 milhão/ano, estimam ex-vereadores que atuaram na vinda da universidade para Jaú.

HORAH – Informação é tudo