MINISTÉRIO PÚBLICO FAZ VISTORIA EM FAZENDA DE BROTAS QUE MANTINHA BÚFALOS EM SITUAÇÃO DE ABANDONO

Oficial de justiça entrega notificação permitindo que 50 pessoas entrem na fazenda Água Sumida, em Brotas, para cuidar dos búfalos.

A Promotoria de Justiça de Brotas e veterinária integrante do Centro de Apoio à Execução (CAEx) do MPSP realizaram, nesta segunda-feira (29/11) visita à fazenda onde centenas de búfalos vinham sido mantidos em situação de abandono. Laudo técnico embasará atuação da Promotoria no caso.

A partir da inspeção, o CAEx elaborará laudo técnico sobre a situação dos animais sobreviventes, verificando a possibilidade de adotar medidas urgentes com o objetivo de preservar a vida deles.

De acordo com a promotora de Justiça Luciana Ross Gobbi Beneti, o laudo técnico irá subsidiar o MPSP em suas atuações criminais e civeis, visto que há ações em andamento. Extrajudicialmente, o documento servirá para auxiliar na mensuração do dano ambiental causado pela morte de dezenas de búfalos, além de outras finalidades que entender pertinentes para a instrução da investigação em andamento.

Carcaças de búfalos vítimas de maus-tratos são enterradas em fazenda de Brotas

Pelo menos 27 carcaças de búfalos vítimas de maus-tratos começaram a ser enterradas, na segunda-feira (29), na fazenda Água Sumida. Entre elas, a de cinco animais que chegaram a ser socorridos, mas não resistiram ao extremo quadro de desnutrição.

Carcaças de animais vítimas de maus-tratos em Brotas são enterradas.

Outras 22 carcaças foram encontradas pela Polícia Ambiental quando fizeram uma vistoria na fazenda, em 6 de novembro, após uma denúncia de que os animais estavam sem água nem comida.

O número de animais mortos pode ser maior porque há várias valas espalhadas pela fazenda abertas pelos funcionários e nem todas foram encontradas.

HORAH – Você sabe tudo