Morre o tricampeão mundial de boxe Éder Jofre

Éder Jofre era considerado lenda do boxe brasileiro e mundial (FOTO: Baú do Esporte/Reprodução)

Ex-pugilista tricampeão mundial, Éder Jofre morreu em São Paulo na madrugada deste domingo 2, aos 86 anos de idade. Ele estava internado em uma clínica na Grande SP desde março para tratamento de pneumonia, e foi a óbito por causa das complicações da doença.

Tricampeão mundial dos pesos pena e galo, Éder Jofre continua sendo o maior boxeador brasileiro de todos os tempos e o primeiro a ter um cinturão de reconhecimento mundial do boxe. Entre 1960 e 1965, ele conquistou dois títulos mundiais peso galo; em 1973 foi campeão peso pena, uma acima da anterior.

A trajetória do brasileiro e a fama no boxe o levaram a entrar para o Hall do Boxe da Costa Oeste dos EUA em 2021, onde também era conhecido como ‘Galo Ouro’. Além da pneumonia que levou à morte, a lenda do boxe brasileiro e mundial sofria com encefalopatia traumática crônica (que é uma degeneração progressiva de células cerebrais causada por lesões na cabeça, normalmente em atletas lutadores e até em soldados expostos a explosões, por exemplo).

HORAH – Informação é tudo