Mortes por tuberculose aumentam quase 17% em relação ao ano passado

Tuberculose ataca principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos (FOTO: Reprodução web)

O número de mortes por tuberculose em Marília neste ano já é quase 17% superior ao que foi registrado no ano passado, segundo dados oficiais da Secretaria Municipal da Saúde. Esta semana foi confirmada a sétima morte causada pela doença na cidade, de um homem de 64 anos que foi internado em 18 de setembro e foi a óbito dia 13 de outubro; os exames comprovando o diagnóstico de tuberculose só ficaram prontos e foram divulgados agora.

A vítima seria usuária de drogas ilícitas, alcoólatra e fumante compulsivo, mas não houve qualquer informação sobre a relação entre esses fatores e as complicações causadas pela doença. Do início do ano até agora, Marília confirmou 72 casos de tuberculose, 12 a mais do que o número total de 2023.

A tuberculose é doença causada pelo bacilo de Koch e contagiosa, passando de uma para outra pessoa pela respiração. Ao contrário do que se imagina, a tuberculose não ataca somente os pulmões, onde é mais comum; a doença também pode atingir as meninges, intestinos, rins e até os ossos do paciente.

HORAH – Informação é tudo