
Documento do Ministério Público (MP) informa os alvos dos novos mandados de busca e apreensão e de prisão cumpridos nesta 4a feira 18 em Bariri e Itaju, cidades na região de Jaú, e em Limeira, onde fica a sede da Latina Ambiental, ganhadora de licitações para serviços de limpeza pública que estão na mira das investigações do Gaeco. A prisão foi do soldado da PM Nivaldo Gallo Jr, que teria dirigido o carro de Limeira a Bariri, onde o capitão da PM Alexandre Gonçalves executou atentado contra empresário que denunciava fraudes às licitações na Prefeitura da cidade.
Gonçalves está preso desde setembro/23, em uma das fases iniciais da Operação Prenunciado e, recentemente, condenado pela Justiça de Bariri a 15 anos de prisão. Ele teria sido contratado pelo dono da Latina, Paulo Ricardo Barboza, para “dar um susto” no empresário Fábio Yang, dono do jornal Noticiantes e que insistia nas denúncias apuradas mais tarde pelo Gaeco. Barboza foi preso na primeira fase da operação e também já foi condenado pela Justiça.
Hoje o Gaeco, com apoio do Baep da PM, cumpriu os seguintes mandados de busca e apreensão, além da prisão do PM de Limeira: contra o ex-prefeito Abelardinho Simões, em cuja residência foi encontrada munição de uso proibido que teria pertencido ao pai dele, já falecido e que foi delegado de polícia na cidade, motivo pelo qual ele acabou conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos; contra o ex-superintendente do Saemba, o serviço de água e esgoto de Bariri, Eder Cassiola; e contra Arquimedes José Barbam, PM na cidade de Itaju (cujo envolvimento no caso ainda não foi esclarecido).
Em nota divulgada no site do MPSP, foi confirmado que as investigações continuam para apurar o esquema de fraude a licitações com pagamento de propina que envolvem agentes políticos nas prefeituras de Bariri e de Itaju. Nas duas, a Latina venceu licitações para serviços de limpeza pública. Há uma indicação no comunicado distribuído pelo Gaeco, de que PMs eram pagos para intimidar pessoas nos dias das licitações, visto que já estava combinado antes quem sairia vencedor.
HORAH – Informação é tudo