O prefeito Gazzetta cansou de esperar o Governo do Estado e está propenso a contraria-lo e permitir a reabertura de salões de beleza, barbearias, serviços e academias. Não há ainda data prevista, pois depende de uma normativa do Ministério da Saúde após o Governo Federal declarar que essas atividades são essenciais. “Cabe aos Estados e municípios respeitar o pacto federativo”, justificou.
Gazzetta pretende criar um pacote de “regras rígidas”, especialmente para academias, que são “consideradas de alto risco de contaminação” e depois publicar novo decreto flexibilizando a quarentena para essas atividades. Contudo, observa que se surgirem muitos novos casos de Covid-19, determinará o fechamento das mesmas.
Antes irredutível, agora Gazzetta entende que a doença é mais acentuada em algumas regiões do Estado, como a metropolitana e baixada santista. “Lá, eles não podem sequer pensar em reabrir academias e salões de beleza nesse momento”, pontuou. No caso de Bauru e boa parte do Interior, a curva de transmissão achatou e os prefeitos têm “argumentos técnicos e epidemiológicos para retomar esses serviços”.
NÚMEROS – Último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Bauru contabiliza 193 casos confirmados de Covid-19 na cidade e 115 curados; 34 aguardando resultados de exames e 10 mortes.
HORAH – Você bem informado