Muito pior – TESTES RÁPIDOS CONFIRMAM MAIS 4 CASOS DE CORONAVÍRUS E TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA

Número de casos confirmados por Covid-19 sobe e preocupa autoridades jauenses (FOTO: Reprodução)

“Já estamos registrando transmissão comunitária” do coronavírus em Jaú, segundo vídeo que o prefeito Rafael Agostini divulgou no Facebook na noite da 5ª feira (9). De um dia para o outro a cidade saltou de dois para seis casos confirmados da doença, sendo que um deles, “de um mecânico que está na UTI da Santa Casa”, a contaminação se deu na própria cidade – a chamada transmissão comunitária. “Infelizmente uma notícia que eu não gostaria de estar dando para vocês, mas que tenho o dever como gestor do município”, observou Rafael.

Rafael anunciou mais 4 casos positivos de Coriv-19 em Jaú, elevando para 6 o número de casos confirmados da doença e, pior de tudo, já com transmissão comunitária (FOTO: Reprodução Redes Sociais)

OS CASOS – Ele confirmou que testes rápidos adquiridos pela Prefeitura já estão em uso e permitiram acelerar diagnósticos. Além do mecânico, que já passou pelo inventário epidemiológico apontando que ele não saiu da cidade e assim mesmo pegou a Covid-19, Rafael citou outros casos: um paciente que veio de SP, tem um sítio no bairro rural de Pouso Alegre de Baixo e está na UTI da Santa Casa; outro que é de Mineiros do Tietê e também foi para a UTI; e da esposa de paciente já hospitalizado. Quatro a mais, chegando a seis positivos para coronavírus na cidade, “o que faz aumentar nosso nível de preocupação nesse momento”, destaca o prefeito.

PM está intensificando fiscalização dentro do convênio da Atividade Delegada com o município, para evitar presença desnecessária das pessoas nas ruas (FOTO: Reprodução Redes Sociais)

APELO – Esta foi a primeira aparição de Rafael nas redes sociais para falar da pandemia após a trapalhada com o 1º óbito registrado em hospital de Jaú (apesar de ser de outra cidade, foi contabilizado lá e em Jaú, mas aparecerá legalmente na estatística da Capital, onde residia). Ele apelou à população para manter o isolamento social: “Vamos resistir à tentação de sair no feriado da Páscoa e ficar em casa (…), por amor aos nossos entes queridos e irmãos jauenses (…), porque a situação é muito grave”. Ele afirmou que intensificou a fiscalização da PM nas ruas para dissipar aglomerações, especialmente nos bairros onde o problema é notório.

MENTIRA – Vídeo espalhado nas redes sociais sobre “reutilização de EPIs (equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas, por exemplo)” pela Secretaria Municipal da Saúde, segundo Rafael, “é mentira”. Ele garantiu que o responsável (nome não informado) já foi processado por postagens mentirosas anteriormente e outra vez foi denunciado à polícia na tarde de ontem. “Essa pessoa é velha conhecida da polícia por inúmeros casos de calúnia, difamação e propagação de notícias falsas”, disse, pedindo cuidado com a propagação de fake news.

HORAH – Você bem informado