Não deu. Os números da pandemia do coronavírus foram negativos e levaram as regiões localizadas no centro-oeste a novo rebaixamento no Plano SP de retomada econômica, criado pelo Governo do Estado. Cidades nas regiões de Saúde de Presidente Prudente, Marília, Bauru (onde está Jaú) e Piracicaba, entre outras, entram na próxima 2ª feira (29) na Fase 1 ‘Vermelha’, que é a mais restritiva. Apenas os serviços essenciais poderão funcionar, ainda assim sob critérios sanitários rigorosos.
A região de Bauru, que estava na Fase 2 ‘Laranja’ e havia permitido a reabertura gradual de salões de beleza, barbearias, pizzarias e restaurantes por decretos municipais, terão de retroceder. Importante lembrar que essa região, composta por mais de 60 municípios, estava anteriormente na Fase 3 ‘Amarela’, bem mais permissiva. No caso da região de Marília, primeiro foi a Fase 2, depois veio o rebaixamento para a ‘Vermelha’, mas apoiada por liminar do Tribunal de Justiça (TJ), Marília manteve atividades em funcionamento. O Estado recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro Luiz Fux suspendeu os efeitos da decisão.
Novos decretos devem ser emitidos pelos prefeitos das cidades dessas regiões neste fim de semana, determinando aquilo que poderá funcionar. Em Marília, Daniel Alonso já havia anunciado que continuaria tentando via judicial manter atividades funcionando, visto que os indicadores da cidade permitiam isso; em Bauru, o prefeito Gazzetta vem sendo pressionado para fazer o mesmo; em Jaú, o secretário do Desenvolvimento Econômico Carlos Ramos, o Kakai, antecipou ao HORAH que esse tipo de postura “cria falsas expectativas” e que o município deveria se enquadrar na classificação estadual.
O anúncio da reclassificação do Estado foi feito por integrantes do Centro de Contingência do coronavírus nesta 6.a feira (26), no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Coube à secretária do Desenvolvimento Econômico Patrícia Ellen informar a classificação de cada região e os rebaixamentos de todo o centro-oeste, dentre outras áreas. A Capital e Região Metropolitana ficaram na Fase 3 ‘Amarela’. A quarentena paulista foi estendida até 14/7, começando na 2.a feira, dia 29.
HORAH – Você bem informado, sempre