Não! – MARÍLIA E REGIÃO INICIAM MOBILIZAÇÃO CONTRA NOVOS PEDÁGIOS

  • Lideranças de 5 cidades se reuniram na Acim para se posicionar contra mais pedágios na região de Marília (FOTO: Acim/Divulgação)

A ideia de uma região contra novas praças de pedágios começa a ganhar forma. Agentes públicos, entidades de classe e organizações sociais já se mobilizam na tentativa de barrar a proposta do Governo João Dória de fazer a concessão de lotes rodoviários entre Piracicaba e Panorama, passando por Marília, com a criação de novos 15 pedágios. Sete deles comprometem diretamente Marília.

Encontro na Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim) na 6ª feira (8), contou com lideranças de 5 cidades, inclusive secretários municipais e o deputado estadual Vinícius Camarinha. A iniciativa foi do presidente da entidade, Adriano Martins, e resultou na criação de 2 frentes de trabalho. “Um grupo vai atuar na área política e de negociação, enquanto que o outro vai fazer a conscientização da população”, explicou Adriano.

BAURU – Na 2ª feira (11), 15h, tem audiência pública para discutir a concessão e os pedágios em Bauru. Será no auditório do DER, com capacidade para 130 pessoas Inscrições são antecipadas e obrigatórias, com ficha disponível no site da Agência Reguladora de Transportes do Estado (artesp.sp.gov.br). As perguntas e sugestões deverão ser formuladas por escrito, em fichas que serão distribuídas no local. Após apresentação técnica da concessão e recolhimento das dúvidas e ideias, a sessão será suspensa e retomada com entrega das respostas em data a ser marcada. Tudo será gravado em áudio e vídeo, segundo a Artesp

MPs – Antevendo prejuízos econômicos graves para a região de Marília com mais pedágios, e em atendimento às queixas da sociedade, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPE) de Marília recomendaram à Artesp que faça uma ou mais audiências públicas na cidade. Tal qual aconteceu com a SP 333, que tem praças de pedágio em Marília e região, repete-se com a SP 294 o fato de deixar a cidade fora da agenda de debates. Os MPs defendem que tais encontros ocorram em local com capacidade mínima para 300 pessoas, que garanta ampla participação da sociedade.

  • SP 294 atravessa Marília; só no trecho até Bauru estão previstos mais 2 pedágios (FOTO: HoraH)

HORAH – Você sabe das coisas