Não para – COVID MATA MAIS UM; ÓBITOS CHEGAM A 19 NA CIDADE, 5 A MAIS EM 5 DIAS

Ex-goleiro do XV de Jaú, Valentim perdeu a luta para a doença; ele foi o titular na goleada em cima do Corinthians em 77

Uma morte a mais e 47 novos casos positivos de Covid em apenas 24 horas. Números galopantes da pandemia de coronavírus em Jaú preocupam cada vez mais. Para ter ideia, nos últimos cinco dias foram 105 novos casos da doença, média de 21 por dia. Nesses mesmos cinco dias foram mais cinco mortes, ou seja, uma por dia.

Boletim epidemiológico divulgado nesta 4ª feira (15) registrou 666 casos confirmados de Covid, 225 suspeitos (queda de 34 em relação ao dia anterior), 19 óbitos em pacientes de Jaú e 14 de cidades da região, enviados para tratamento na Santa Casa local. Total de 33 mortes na cidade desde o início da pandemia, em março. O número de curados foi para 362, sete a mais do que ontem.

Valentim foi homenageado pelo XV em 2017 (FOTO: Divulgação)

TRISTEZA – Fontes ligadas à Prefeitura e ao comitê da pandemia em Jaú não souberam precisar se a 19ª morte causada pela Covid na cidade foi do ex-goleiro do XV de Jaú, Valentim Aparecido Martins. Ele faleceu na tarde desta 4ª feira, aos 62 anos. “Não sei”, respondeu o secretário Carlos Ramos, o Kakai, porta-voz do comitê, ao ser questionado por HORAH. Se não for, amanhã a estatística de óbitos aumentará de novo.

Valentim lutou contra a Covid por mais de um mês, ficou internado, entubado, chegou a melhorar e começar a reduzir a sedação para ser transferido para o quarto, quando faleceu. “A Diretoria do XV informa e lamenta a morte do ex-goleiro Valentim”, diz nota distribuída pelo clube, por onde atuou entre 1974 e 1977, tendo jogado 87 partidas. Foi ele o goleiro na vitória do Galo sobre o Corinthians por 3 a 0, em 5/6 de 77. Também era ele o guardião do gol quinzeano quando o Galo ascendeu à elite do futebol paulista em 1976. Fez história, venceu grandes batalhas em campo, mas perdeu a guerra contra a Covid. “Era um dos meus ídolos”, disse o também ex-goleiro Marola, do XV, Santos e Seleção Brasileira, que reside em Jaú.

Goleiro atuou em 87 jogos pelo XV de Jaú, inclusive no acesso à elite do futebol paulista em 1976: time só tinha craques (FOTO: Arquivo)

INTERNAÇÕES – A taxa de ocupação de leitos destinados à Covid na Santa Casa de Jaú continua se mantendo acima dos 60%. Dos 28 leitos de UTI disponíveis, 16 estavam ocupados nesta 4ª feira; dos 33 da enfermaria, havia 23 preenchidos, totalizando 39 pacientes internados. Ontem eram 38, dia 3 eram 26 e em 30/6, 24. Confirmação de novos casos da doença na cidade, internações e óbitos crescentes estão levando as autoridades locais a pensar em mais restrições. Decreto municipal que poderia fechar alguns setores da economia era esperado para hoje, mas acabou adiado após pressões do comércio e do setor de restaurantes. Talvez saia amanhã, para vigorar na 6ª feira (17). Cruel compasso de espera.

HORAH – Você sabe das coisas