Nas férias, vicinal de Avencas ficará interditada o dia todo para obras

Obra prevê remoção de trecho de serra e readequação para evitar deslizamentos (FOTO: Divulgação)

A vicinal que faz a ligação de Marília com o distrito de Avencas, na Zona Oeste, ficará interditada o dia todo para obras durante as férias escolares, a partir do dia 15. A informação foi distribuída pela Prefeitura. A vicinal ficará interditada das 8h às 17h, sem liberação inclusive no horário do almoço, como vinha acontecendo durante o período de aulas. O trânsito será desviado por duas estradas municipais 24h por dia: a Jatobá e a Vacaria — as duas estradas saem de Avencas e chegam à SP-333, em frente à sede da Fumares e Fundação Casa.

Com obra, objetivo é conter deslizamentos e tornar vicinal mais segura (FOTO: Arquivo)

A obra na vicinal acontece no trecho de serra e está sendo executada pela empresa mariliense Replan Saneamento e Obras. O trabalho é de escavação da rocha nos pontos mais críticos de deslizamento para formação de taludes que vão controlar o escoamento da água de chuva; está previsto o corte de até mil árvores no trecho, “para permitir acesso ao local dos serviços”, ressalta a nota da Prefeitura.

No total, a Replan fará a remoção de 79,5 metros cúbicos de material da serra; a área de limpeza é de 16,9 mil m2. De acordo com a nota, ainda, o contrato para execução do serviço é de R$ 4,7 milhões, executado com recursos próprios do município. “A obra visa exclusivamente a segurança dos moradores que transitam por ali diariamente. Sempre que chovia era grande o risco de deslizamentos”, destacou o prefeito Daniel Alonso. Neste ano foram “inúmeros deslizamentos de rochas”, observou o secretário de Obras Fábio Alves, que pediu laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que indicou a necessidade das obras.

HORAH – Informação é tudo