Animais estavam na zona rural de Dois Córregos, região de Jaú; um foi atingido e morto por colheitadeira
Ninhada de onça parda com quatro filhotes recém-nascidos é encontrada em canavial na zona rural de Dois Córregos, a 31 km de Jaú. Os animais foram localizados durante colheita de cana feita por maquinário que acabou atingindo um dos filhotes, que não resistiu e morreu.
Segundo nota distribuída pela Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, “a onça mãe resgatou outro filhote, carregando-o na boca; o terceiro correu assustado em meio à cana e não foi mais encontrado; e o quarto foi salvo pelos produtores rurais”.
Esse último filhote, “pelo tempo de vida, não tem condições de sobrevivência na natureza, apartado da mãe”, motivo pelo qual foi recolhido pelo Corpo de Bombeiros, também chamado para registro da ocorrência, e encaminhado a hospital veterinário de Jaú para cuidados especializados.
O veterinário Giovani Araújo, 40 anos, do Hospital Veterinário Araújo de Jaú, falou ao HORAH que o filhote “é uma fêmea com aproximadamente 15 dias de vida” e que chegou ao local “muito assustada”. O animal foi estabilizado, está sendo estimulado a mamar para ganhar peso (atualmente tem cerca de 2,4 kg) e, “quando estiver bem, será encaminhado para onde a Polícia Ambiental determinar”.
Questionado sobre o filhote que fugiu e não foi encontrado, Giovani disse acreditar “que a mãe vai localiza-lo e resgata-lo” na mata. “Eles emitem sons que permitem à mãe encontra-los. Acredito que ele ficará bem e protegido pela mãe na natureza”, disse o veterinário.
HORAH – Informação e Prestação de Serviço