Desta 6ª feira (21) em diante será possível contratar linha de crédito imobiliário com a Caixa com taxa fixa de juros de 8% a 9,75% ao ano. Ela será válida para imóveis residenciais novos e usados, que poderão ser financiados em até 80% do valor. A Caixa vai disponibilizar R$ 10 bilhões no mercado. O anúncio foi feito neta 5ª feira (20).
O cliente poderá escolher entre sistemas de amortização SAC, para contratos de até 360 meses, e Price, para financiamentos em até 240 meses. Assim mesmo, a Caixa continuará oferecendo as modalidades existentes de financiamento da casa própria, com taxas corrigidas pela TR ou pelo IPCA.

VANTAGENS – Presidente da Caixa, Pedro Guimarães disse que a taxa fixa tem as vantagens de: 1) Previsibilidade das prestações; 2) Transferência do risco do cliente para o banco; e, 3) Possibilidade de securitização – venda de carteira. Essas já são situações comuns a mercados estáveis, como é o caso dos EUA.
PRESTAÇÕES – Com a nova modalidade de financiamento a taxa de juros é fixa, mas as prestações vão variar de acordo com o sistema de amortização escolhido pelo cliente. No caso do SAC, o valor da prestação será decrescente e o tempo máximo de financiamento, de 30 anos (360 meses); já no Price, a prestação será fixa e o tempo máximo de financiamento é menor: 20 anos (240 meses).
HORAH – Você sabe mais