Quarentena imposta pela pandemia da Covid-19 foi estendida até dia 30 em Jaú, seguindo regras estaduais, reduziu em uma hora o funcionamento do comércio, restaurantes, bares, salões, barbearias, academias e clubes esportivos, além de restringir o atendimento presencial a 35% da capacidade máxima de cada estabelecimento. Até então o limite era de 40% e havia expectativa de que pudesse ser elevado para 60%, mas a elevação dos casos de Covid e de internações fez as autoridades reverem os parâmetros.
Divulgado nesta 6.a feira (11) para entrar em vigor na próxima 2.a feira (14), o decreto 8.045 fixou o atendimento ao público nesses estabelecimentos entre 6h e 20h, com redução de uma hora em relação ao que está em vigor atualmente. Restaurantes, pizzarias, lanchonetes e bares poderão trabalhar no delivery e drive-thru até 23h, mas a venda de bebida alcoólica continua proibida a partir das 20h.
Outra mudança que vem com o novo decreto é em relação ao transporte coletivo de passageiros. A partir da 2.a feira, os ônibus poderão circular com até 50% da capacidade permitida, mas podendo transportar passageiros em pé durante o trajeto. O descumprimento das novas regras continuará sendo punido com autuação de 10 a 10 mil vezes o valor atual da UFESP (Unidade Fiscal do Estado) – multa, portanto, que pode variar de R$ 290,90 a R$ 290.900,00.
NÚMEROS – Boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica municipal no início da noite de hoje registrou mais 3 óbitos por Covid em Jaú e elevou para 11 as mortes na semana – média até agora de 1,83 óbito/dia, contra 0,57 da semana anterior. Também hoje, foram confirmados mais 84 casos positivos da doença (524 na semana); a cidade está com 645 casos suspeitos, aguardando resultados de exames.
HORAH – Informação é tudo