‘Novo teatro’ – ESTADO LIBERA R$ 250 MIL PARA EQUIPAR AUDITÓRIO DO INSTITUTO

Mateus e o secretário Rossieli, da Educação: verba para 'novo teatro' (FOTO: Divulgação)

VEREADOR MATEUS TURINI OBTEM RECURSO COM SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO; e quer o município no projeto

 

Sem teatro desde 2017, Jaú poderá contar novamente com espaço para apresentações artísticas e culturais em breve. Essa é a expectativa do vereador Mateus Turini (PDT), que anunciou a liberação de R$ 250 mil para ajudar a equipar o auditório do Instituto de Educação, no Centro, que está sendo reformado pela escola. “Não é um ‘Elza Munerato’, mas será um passo para recuperar o espaço de teatro aqui na cidade”, comemorou.

A verba foi autorizada na semana passada em audiência de Mateus com o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares. “Já levei ao prefeito (Ivan Cassaro) a possibilidade de ter uma parceria do município e esse espaço não ficar restrito à escola do estado”, explicou o vereador. Ele se comprometeu a apresentar um projeto para que o município também possa contribuir com a recuperação do auditório.

Auditório do Instituto já está sendo recuperado…
…contará com ajuda do estado para ser reequipado e, quem sabe, também com apoio municipal (FOTOS: Reprodução vídeo)

As últimas apresentações no extinto Teatro Elza Munerato aconteceram em 2016. Depois disso ele foi fechado, teve as poltronas e toda a estrutura interna desmontada – e, em grande parte, destruída no governo passado – e nunca se efetivou a troca do espaço do teatro com área da Fundação Educacional Dr. Raul Bauab nas imediações do Parque do Rio Jaú, como chegou a ser anunciado. Nem a cidade ganhou salas novas de teatro, como pretendido no prédio abandonado dos armazéns gerais, próximo à Rodoviária, entre as ruas Tenente Lopes e Quintino Bocaiúva.

Glamouroso e imponente, o Teatro Municipal de Jaú foi fundado em 18 de agosto de 1975 e, 12 anos depois, foi batizado de Elza Munerato, homenagem à atriz jauense falecida em 1986. Ele tinha 700 poltronas e mais 80 assentos extras, acústica e estrutura de palco invejáveis, consideradas das melhores do estado, sendo frequentemente elogiado por músicos e artistas. Ao longo de sua existência, o teatro recebeu os principais musicais, artistas e peças teatrais do País – uma saudável competição que destacava Jaú entre os mais importantes polos culturais e artísticos brasileiros.

Teatro Elza Munerato marcou época e foi considerado dos melhores do País (FOTO: Reprodução web/Arquivo)
Fechado, o prédio do teatro foi desmontado e quase tudo destruído (FOTO: Reprodução redes sociais)

HORAH – Você bem informado