Nesta 2ª feira (18), a Justiça Eleitoral passa a atender em horário especial das 9h às 18h, para fazer a biometria dos eleitores. O novo horário antecipa o início do atendimento em 3 horas – até então, começava ao meio-dia.
A biometria se tornou obrigatória para eleitores de Marília, que devem comparecer ao Cartório Eleitoral com documentos originais de CPF, RG e comprovante de residência. O cartório fica na Av. Brasil, 440, em frente à Caixa da Rua Paraná e perto do Terminal Urbano.
- Doreto não deixou para a última hora e já fez a biometria (FOTO: Justiça Eleitoral/Divulgação)
TODOS – Maiores de 70 anos que pretendem votar na eleição de 2020 também precisam fazer a biometria. O próprio cartório divulgou dois exemplos na cidade: do ex-deputado federal Osvaldo Doreto Capanari, que tem 89 anos, e de Asaka Sato Inoue, 90.
- Aos 90 anos, dona Asaka também já fez a biometria no Cartório Eleitoral de Marília (FOTO: Justiça Eleitoral/Divulgação)
A biometria vai substituir o título de eleitor e é obrigatória. Quem deixar de faze-la pode ter o CPF bloqueado e ser impedido de ocupar cargo por concurso, de se matricular na faculdade e de sacar o benefício do Bolsa Família, por exemplo. Servidor público pode ter o salário bloqueado.
O QUE É – A biometria é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos. No caso da Justiça Eleitoral, é uma forma única de identificação, que permitirá ao eleitor comparecer para votar e ser identificado pelas impressões digitais, descartando o título de eleitor.
- Biometria vai identificar o eleitor pelas impressões digitais (FOTOS: Justiça Eleitoral/Divulgação)
HORAH – Você sabe tudo