Onda de calor acaba às 19h deste domingo, mas temperaturas vão continuar altas

Poucas nuvens e muito Sol: nova onda de calor já está se instalando sobre a região e permanecerá pelos próximos 7 dias (FOTO: HoraH)

Saiba o porquê desse calorão histórico, qual a previsão dos meteorologistas para o Verão que vai começar na 6.a feira 22 e como serão os próximos dias

A segunda onda de calor que elevou as temperaturas até 5 graus acima da média deve acabar às 19h deste domingo 17, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMet). Porém, as temperaturas vão continuar bem altas pelos próximos dias, reflexo desse período mais quente do que o normal, da falta de uma chuva abundante ou de algum evento atmosférico que ajude a amenizar o tempo.

Outro fator importante é que o Verão vai começar na próxima 6.a feira 22, prometendo ser o mais quente da história. O motivo disso, segundo os meteorologistas, é uma combinação do fenômeno El Niño, que aquece as águas dos oceanos além do normal, e, claro, das mudanças climáticas que estão elevando a temperatura do planeta ano a ano.

Essa segunda onda de calor (termo usado para períodos com mais de três dias de temperaturas extremas) atingiu em cheio 15 estados e o Distrito Federal, tendo começado na 5.a feira 14 e que terá pico justamente neste domingo. Estados como o Mato Grosso, por exemplo, podem registrar até 42 graus hoje; Mato Grosso do Sul, 40; no Sudeste em geral, cerca de 37 graus; a Capital, SP, 34 graus.

Os meteorologistas dizem que o Verão 2023-24 será o mais intenso da história. Serão afetados especialmente os estados do AC, AM, RO, PA, MT e MS; ES, BA e o sul do PI também terão temperaturas máximas acima da média. A recomendação dos médicos é para as pessoas se manterem hidratadas, usarem protetor solar e evitarem exercícios físicos ao ar livre nos horários mais quentes do dia.

HORAH – Informação é tudo