OPERAÇÃO ETANOL – DIG prende em Marília acusado de participar de desvio milionário em cooperativa do MT

Um desvio na Cooperativa Agrícola de Produtores de Cana de Campo Novo do Parecis (Coprodia), MT, estimado em R$ 28 milhões, levou ao cumprimento de mais mandados de prisão na manhã desta 5ª feira (23), uma delas em Marília. O empresário José Graciano Jr, de 44 anos, que residia na Zona Norte, foi preso em casa por agentes da DIG, suspeito de participar do esquema criminoso de lavagem de dinheiro na Coprodia. Ele seria o responsável pela abertura de empresas fantasmas que forneciam notas fiscais para o desvio de recursos da cooperativa.
A ação de hoje faz parte da 3ª fase da Operação Etanol, deflagrada em julho de 2017, e cumpriu 50 mandados de busca e apreensão. A diretoria da Coprodia, uma das principais geradoras de emprego e renda em Campo Novo, suspeitou do enriquecimento financeiro do gerente financeiro Nivaldo Francisco Rodrigues, fez uma auditoria e descobriu as fraudes. A polícia e o MP passaram a atuar em conjunto e prenderam Nivaldo, apontado como o cabeça da organização criminosa e o elo entre a cooperativa e as empresas fantasmas.

(FOTO: Polícia Civil/Divulgação – Graciano Jr, preso em Marília nesta 5.a feira, e Nivaldo Rodrigues, o cabeça do esquema, que já estava preso)

No HORAH Notícia