Operação Tabuleiro – DISE E DIG CUMPREM MANDADOS DE PRISÃO CONTRA INTEGRANTES DO PCC NA REGIÃO

No final da madrugada, os policiais receberam as orientações sobre a operação, antes de irem às ruas (FOTO: Polícia civil/Divulgação)

70 policiais e 18 viaturas das Delegacias Seccionais de Jaú, Bauru, Marília, Tupã e Lins deram cumprimento, nesta 4ª feira (30), a 26 mandados de prisão preventiva por tráfico ou associação para o tráfico – 14 em Jaú, 1 em Rio Claro e os demais que já haviam sido presos anteriormente por outros crimes. Mais 5 pessoas foram presas em flagrante durante a ação, iniciada por volta das 5h, sem relação com o crime organizado. Esta foi a última fase da Operação Tabuleiro, focada na desarticulação de integrantes do PCC, que agiam na região.

Por volta das 6h, os policiais de várias seccionais iniciaram o cumprimento aos mandados de prisões preventivas expedidos pela Justiça (FOTO: Polícia Civil/Divulgação)

2018 – Segundo o delegado Marcelo Góes, da DIG, a operação é resultado de investigações iniciadas em dezembro do ano passado pela DISE e DIG Jaú, ocasião em que foram apreendidos 22 kg de maconha e 2,5 kg de cocaína, além de cadernos com a contabilidade do tráfico do PCC na região, “comprovando a existência de uma célula dessa organização criminosa em Jaú”, observou Góes. Dia 2 de abril, 4 investigados foram presos próximos de Avaí, região de Bauru, com meio quilo de pasta-base de cocaína – a droga tinha o destino de Jaú.

Dia 20 do mesmo mês, um casal foi preso em flagrante próximo a Dois Córregos, com mais 1 kg do mesmo entorpecente – na casa em que moravam, os policiais apreenderam mais documentos da contabilidade do grupo criminoso. Novamente, a droga era destinada a Jaú. No feriado de 1º de maio, DISE e DIG prenderam mais 3 criminosos com meio quilo de crack e mais documentação do tráfico.

Dentre os presos, estão homens e também mulheres, todos com envolvimento com o crime organizado (FOTO: Polícia Civil/Divulgaçao)

CRIMES – Durante 10 meses de investigação, a polícia identificou 26 pessoas integrantes da facção criminosa, também responsáveis pelas práticas de tortura, coação de testemunhas em processos, lesões corporais, roubos, tentativas de homicídios e, claro, tráfico de drogas. Quinze foram presas no período. As provas colhidas nesse tempo permitiram obter os mandados de prisão preventiva de todos – inclusive de uma das lideranças da chamada ‘área 14’ do PCC, presa hoje em Rio Claro e encaminhado à CPJ Jaú.

No final do expediente, os policiais ainda prenderam mais um envolvido com o tráfico e muita droga que ele guardava em casa (FOTO: Polícia Civil/Divulgação)

MAIS UM – No final do dia, o delegado Góes informou o cumprimento de mais um mandado de busca na casa de L.O.D.S., onde foram encontrados 9 kg de maconha e 1 kg de cocaína. Investigações indicavam que a droga era propriedade do PCC e mais “três indivíduos presos na noite da 2ª feira (28)”. L., 21 anos, foi preso em flagrante.

HORAH – Você sabe das coisas